Biblioteca Isaías Paim expande acervo infantil com 600 novos livros

Fundação de Cultura de MS fortalece a diversidade literária para crianças e famílias

21/12/2025 às 10:32
Por: Redação

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, situada em Campo Grande e mantida pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, ampliou seu acervo infantil com a aquisição de 600 novos livros. Destinados a crianças de diversas faixas etárias, as obras já podem ser apreciadas gratuitamente pelos visitantes, oferecendo uma vasta gama de temas que fomentam a imaginação e o conhecimento durante o período de férias escolares.

 

A ampliação do acervo foi possível graças a uma parceria entre a Diretoria de Patrimônio e Memória da FCMS e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação. Essa iniciativa visa atender melhor um público frequente e exigente, que já faz da Biblioteca um local de enriquecimento cultural regular.

 

Fortalecimento cultural e educacional

Dentre as novas obras, temas que exploram a natureza, a gentileza e o mundo imaginário estão à disposição. Com isso, a Biblioteca Isaías Paim reflete seu compromisso de fomentar a leitura e a formação de novos leitores em um ambiente acolhedor e acessível a todos, incluindo a emissão de carteirinhas gratuitas para empréstimo de livros.


“Temos um grande fluxo de jovens leitores e esse novo acervo reforça nossa missão de formar novos leitores”, comentou Aparecido Melchiades, coordenador da Biblioteca.


Para garantir que a Biblioteca recebesse essas novas obras, houve um diálogo eficaz com a equipe do FNDE. Isso foi fundamental, já que o local não estava inicialmente nos planos de distribuição dos novos lotes de livros, focados especialmente na infância.

 

Acesso facilitado e inclusivo

Uma das grandes vantagens oferecidas pela Biblioteca Isaías Paim é a facilidade de acesso ao seu acervo. Além do cadastro imediato para novos leitores, o sistema digital permite a reserva remota de livros através de uma plataforma online. Isso amplia a acessibilidade e democratiza ainda mais o acesso às novas e antigas obras disponíveis.


Aparecido Melchiades destaca que o sistema integrado é de fácil uso, permitindo reservas sem custo adicional.


A iniciativa inclui também o projeto Troca Book, que promove a troca contínua de livros entre leitores. Isso incentiva a circulação de diferentes obras e gêneros, mantendo a Biblioteca um espaço dinâmico e em constante renovação.

 

Localizada no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, a Biblioteca Dr. Isaías Paim atende ao público de segunda a sexta-feira e também aos sábados, sempre com o intuito de ser um ponto de encontro cultural e educativo na região.

© Copyright 2025 - Portal Juti - Todos os direitos reservados