Estão abertas as inscrições para participar do Fórum Estadual dos Pontos de Cultura e da Teia Estadual de Mato Grosso do Sul. As atividades, programadas para os dias 30 e 31 de janeiro de 2026, ocorrerão em Corumbá, na sede do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. O evento, que tem o tema “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”, é parte da agenda nacional do Programa Cultura Viva e prepara o terreno para o V Fórum Nacional de Pontos de Cultura e a 6ª Teia Nacional.
A iniciativa é organizada pela Secretaria Estadual de Cultura em colaboração com a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o Programa Cultura Viva, o Sistema Nacional de Cultura e o Ministério da Cultura, juntamente com o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. O evento reúne representantes dos Pontos e Pontões de Cultura, além de artistas, gestores públicos, pesquisadores e comunidades de diversas regiões do estado.
Além de promover trocas de experiências entre diferentes territórios do estado, o Fórum e a Teia facilitam a participação ativa dos inscritos na formulação de propostas, discussões sobre políticas públicas e no processo de escolha dos delegados que vão representar Mato Grosso do Sul nas esferas nacionais do Cultura Viva.
As atividades incluem debates em três temas principais: Plano Nacional de Cultura Viva, Governança da Política de Cultura Viva e Cultura Viva, Trabalho e Sustentabilidade. Além disso, estão previstas oficinas artísticas, dinâmicas de grupo e um cortejo cultural, sublinhando a cultura como uma ferramenta de mobilização social, justiça climática e fortalecimento das comunidades.
Como realizar a inscrição
Todos os participantes devem, obrigatoriamente, se inscrever em duas etapas. Primeiro, é necessário completar um formulário on-line disponível em um link específico. Após isso, a inscrição deve ser concluída por meio da plataforma Mapa da Cultura, oficial do Ministério da Cultura.
No Mapa da Cultura, o interessado deve acessar o site https://mapa.cultura.gov.br, logar com e-mail ou CPF, ou se cadastrar, caso ainda não tenha feito, e seguir direto para a página do evento “2ª Teia Estadual de MS – Pontos de Cultura pela Justiça Climática”, usando o link específico. Após ler as informações, deve clicar em "Inscrição", preencher o formulário e aguardar a confirmação exibida na tela ou enviada por e-mail.
A organização ressalta que a inscrição no Mapa da Cultura deve ser feita pelo perfil de Pontão de Cultura – Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. No campo para documentação de certificação, deve ser anexado o arquivo fornecido pela coordenação do evento. Este procedimento é crucial para os registros oficiais da Teia, a organização do Fórum e o fortalecimento institucional do Moinho Cultural na política Cultura Viva.